Domingo, 13 de Junho de 2004

Desilusões

A minha avó costumava dizer: “Só se desilude quem se ilude.” Parece uma verdade do senhor de La Palisse, se calhar até é, mas tem-me servido para entender muita coisa durante a vida. Não que eu não me iluda. Sou como toda a gente e portanto tenho as mesmas desilusões.
Isto vem a propósito das diversas ilusões e/ou interpretações mais ou menos estranhas de que me dei conta, aqui no mundinho dos blogs e também no círculo de amigos, no que respeita a três datas que, por pura coincidência, calharam assim de seguida: o 10 de Junho, o início do Euro 2004 e as eleições para o Parlamento Europeu. Há que concordar que é muita coisa em tão pouco tempo e que é natural que tenha havido alguma tendência para misturar acontecimentos que, pela lógica, não teriam nada a ver uns com os outros.
Então, separando as águas e em português claro, gostava de esclarecer aquilo com que, relativamente aos três acontecimentos, eu me iludo ou não:

- Não me iludo com o significado do dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Sou tão patriota como qualquer outro português, amo o meu país e acredito que, estando Portugal incluído na União Europeia, não tanto por opção como por falta dela, é a partir desse facto que temos que levar este país para a frente. Obviamente também tenho consciência que incluir as Comunidades Portuguesas neste dia é algo lógico. Fazem parte da nossa realidade, tal como o império que tivemos (sonhámos ?) faz parte da nossa história. Não nego a história, tenho é que tentar entender em que medida o nosso “olhar para fora” e “dar novos mundos ao mundo” nos impediu de olhar para dentro. E considero que o futuro tem que se construir a partir daqui, deste pequeno país inserido na Europa, com a vocação de olhar para além do mar. Mas que essa vocação seja, ao menos, bem orientada e sem equívocos.

- Não me iludo relativamente ao Euro 2004 e ao significado que tem ou não para Portugal. Critiquei sempre a sua realização em Portugal. Uma vez que isso é um dado adquirido, não adianta bater no ceguinho. Para mim, o que o Euro pode ter de bom para Portugal é ser bem organizado, correr sem incidentes de maior, ser uma festa, trazer dividendos para o turismo e melhorar a imagem dum país que não deve estar muito bem no retrato com tanto escândalo de corrupção, pedofilia, etc.
Quanto à nossa selecção, não me quero iludir relativamente aos resultados, mas iludo-me como todos, afinal. E tenho as consequentes desilusões. Mas não ponho o orgulho nacional, o amor à bandeira e ao hino, a auto-estima de um país à mistura com os resultados da selecção. Futebol é futebol. Já disse um que era um fenómeno tribal. Talvez… No entanto, continuo a achar que outras metas, outros destinos a construir, deveriam unir a tribo.

- Iludi-me relativamente ás eleições. Pensei que, dada a terrível situação deste país, os portugueses aproveitariam um acto eleitoral para participar, para dar um qualquer sinal do que pensamos como colectivo. Mesmo sendo estas eleições para o Parlamento Europeu e tendo em conta que, durante a campanha, pouco se falou de política europeia…. Ainda assim, haveria razões para dizermos é (ou não é) isto que eu quero. Claro que tive a desilusão, de certa forma já antecipada. Independentemente dos resultados que, no conjunto, mostram vontade de mudança, a taxa de abstenção continuou em escalada. Sei que é assim em toda a Europa, é o problema das ditas "democracias instaladas". Mas não estará Portugal, neste momento, numa situação que justificava um exercício de cidadania voluntário e consciente? Enfim, esta é uma causa pela qual estou disposta a sofrer todas as desilusões previsíveis. E a continuar a iludir-me.

Tudo isto dito e esclarecido, resta-nos que Portugal se consiga apurar para a fase seguinte, senão para onde vão as minhas ilusões?
publicado por lique às 19:50
link do post | favorito
De Anónimo a 14 de Junho de 2004 às 10:15
Bom dia Lique. Ilusões e desilusões...e não é disso que é feita a vida? Não se misturam águas quando se olha com lucidez para o que nos rodeia, brincamos apenas e mais uma vez embalamos os nossos sonhos, as nossas ilusões. Em relacção aos três assuntos que referes ainda que diferentes liga-os algo que é verdadeiro: o amor e o orgulho que no fundo todos temos em ser portugueses. Colocaremos nós a fasquia demasiado alta? Talvez, mas temos todo o direito de desejar o melhor e posto isto concluo: Dia de Portugal para mim será sempre o Dia do meu País e do meu Povo, o Euro2004 nada me diz em particular, não gosto de futebol e que mal empregues os milhares de euros dispendidos mas...que orgulho como portuguesa se visse a "minha" selecção levantar a taça, as eleições...não foi a abstenção a nota dominante por essa Europa fora? Talvez, só talvez...afinal os portugueses serão assim tão diferentes dos outros povos? Ah, Lique misturem-se ou não as situações o que nos une a todos, é o amor que temos a este cantinho à beira mar plantado. Desculpa lá escrevi eu demais mas és tu a culpada, colocas temas tão absorventes. Um beijo e uma semana boa para ti.anomalia
(http://anomaliaanimalia.blogs.sapo.pt/)
(mailto:anomalia.@sapo.pt)
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

sobre mim

pesquisar

 

outras palavras minhas

palavras recentes

Passeando na blogoesfera....

O Beijo

Reinvenção do mundo

de impossibilidades

Fixação

Ritual do silêncio

Poema à mãe

Azul, azul...

Ecos de Abril...

Desencanto

palavras guardadas

Dezembro 2007

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Agosto 2004

Julho 2004

Junho 2004

Maio 2004

Abril 2004

Março 2004

SAPO Blogs

subscrever feeds