Segunda-feira, 12 de Abril de 2004

Para que ninguém se esqueça (I) - A guerra

guerra1.jpg



"Mortos

Durante os 13 anos de Guerra, e segundo elementos incluidos na Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974), registou-se um total de 8 290 mortos nas três frentes de combate.
O subtotal mais elevado refere-se a Angola (3 258), embora a exiguidade do território leve a ter de se referir a Guiné, com 2 070.
A grande maioria dos que morreram caiu em combate, e aqui o número mais elevado registou-se em Moçambique (1 481); seguem-se Angola (1 306) e Guiné (1 240).


Feridos

O número é dificil de calcular. A Associação de Defecientes das Forças Armadas presta serviços a 13 mil sócios, todos, portanto, portadores de “ deficiência permanente e adquirida durante o serviço militar”. Mais cerca de 3 mil processos aguardam solução. Estimativas apontam para um total de 30 mil deficientes. Não custa aceitar que o número de feridos, com maior ou menor gravidade, é bastante mais elevado, até porque, em muitos caso, os ferimentos não deixaram marcas.
Muitissimo mais alto é o número de afectados, sobretudo a nível psiquico. Médicos têm estudado o fenómeno, calculam em cerca de 140 mil os antigos militares com “stress de guerra”,uma doença mais grave do que se supõe.
Mas há outra ferida que as próprias autoridades procuram esconder o mais possível : os desaparecidos. Recentemente, a Grande Reportagem, escrevendo sobre estes “ heróis sem regresso”, dizia que “ de 1971 a 1973, há no Diário de Notícias nove referências a desaparecidos de combate”. E nos dez anos anteriores ?
Ninguém vai acreditar que não haja números oficiais. Talvez á medida que o tempo passe, sejam criadas as condições para exorcizar definitivamente o fantasma da guerra, de modo a que ninguém fique submergido pela capa do silêncio."



Centro de Documentação 25 de Abril - Universidade de Coimbra



publicado por lique às 17:26
link do post | favorito
De Anónimo a 13 de Abril de 2004 às 01:41
Isso é um período para guardar fundo, muito fundo. Quanto aos desaparecidos talvêz não seja fácil fazer uma conta exacta, porque também houve desertores à mistura. Depois no rebentamento das minas.... sobravam apenas "peças" daquilo que acabara de ser corpo.Existem relatórios detalhados de cada operação,(nem todos relatam a verdade pura) ficam para quem, no futuro, quiser remexer nesse lixo.É pena que o Portas ande a enganar, uma vêz mais, tanta gente que arriscou tão generosamente a vida. Já fomos injuriados, portanto aceita-se tudo.("Esta é a ditosa pátria minha amada"...) MAC
</a>
(mailto:galileu60@hotmail.com)
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.