Sexta-feira, 19 de Março de 2004

Em memória do meu pai

Ele era o pilar da casa. Mais que a minha mãe que, por amor e por opção, vivia muito na sombra dele. De muito pequena, lembro-me da primeira casa onde vivemos só nós, cheia de livros que ele amava e que muitos deles estavam proibidos. O dono de uma livraria da vila mais próxima guardava-os para ele antes que a censura os tirasse das prateleiras. Não entendia bem as razões que o levavam a dizer-me que algumas coisas que ele comentava em casa não eram para repetir na escola. Percebi quando foi chamado à PIDE como resultado de eu ter dito à professora que ouvíamos a propaganda da oposição no Rádio Clube Português, aquando da campanha do Humberto Delgado. Ele tinha sido um elemento activo no MUD juvenil e ,como tal, era sempre vigiado. Como podia eu saber que aquela medíocre professora substituta (era uma regente escolar, figura que penso que hoje já não existe) e também o padre da aldeia eram informadores da PIDE? Eu nem entendia bem o que era a PIDE…
Todos os meus brinquedos, as minhas colecções de cromos, era ele que escolhia e trazia para casa. A surpresa daquelas chegadas era a maior alegria da minha vida de menina de aldeia que, à medida que crescia, ia lendo todos os tais livros e aspirando a sair dali e conhecer o resto do mundo. Mais tarde, já vivendo pertinho da capital, os meus presentes mais desejados continuavam a vir dele. Nessa altura, já tínhamos grandes discussões, talvez resultantes de feitios muito parecidos (têm o mesmo feitio, dizia a família toda…). O 25 de Abril foi a alegria maior e eu lembro tudo como se fosse hoje: a ansiedade todo o dia, o ouvir aquelas canções que nunca tínhamos sonhado ouvir na rádio, o ficar a pé até ás tantas à espera daquele comunicado… E ir para a rua para viver aquele 1º de Maio!
Depois eu casei-me, as netas nasceram, mas sabia que ele se preocupava com tudo o que acontecia e que era quem mais remava para manter a família unida. Morreu cedo, o meu pai, na altura em que estava a preparar tudo para se reformar e dedicar-se aos múltiplos interesses que tinha na vida. E ainda hoje, quando eu tenho problemas para os quais a solução não é clara, penso no que ele diria e, de qualquer estranha forma, espero uma ajudinha. Hoje é o dia do pai.
publicado por lique às 12:41
link do post | favorito
De Anónimo a 20 de Março de 2004 às 09:09
Oi Mis: Estou a ler o teu segundo comentário agora de manhã. Obrigada pela força. Também acho que, de alguma forma, aqueles a quem amamos sabem que assim é. Nós é que nos sentiriamos muito melhor se tivessemos demonstrado o nosso amor na altura certa. Mudando de assunto, estou a preparar uma coisa para ti, por causa de algo que escreveste no teu blog há dois dias atrás... O quê? Surpresa...lique
(http://mulher50a60.blogs.sapo.pt)
(mailto:lique2@sapo.pt)
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

sobre mim

pesquisar

 

outras palavras minhas

palavras recentes

Passeando na blogoesfera....

O Beijo

Reinvenção do mundo

de impossibilidades

Fixação

Ritual do silêncio

Poema à mãe

Azul, azul...

Ecos de Abril...

Desencanto

palavras guardadas

Dezembro 2007

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Agosto 2004

Julho 2004

Junho 2004

Maio 2004

Abril 2004

Março 2004

SAPO Blogs

subscrever feeds