Quarta-feira, 5 de Maio de 2004

Heróis pela negativa

no-justice.gifSomos um povo triste. Só mesmo os franceses para dizerem que “les portugais sont toujours gais”. Não sei para que portugueses estavam eles a olhar quando inventaram esta. Somos um povo que raramente se assume colectivamente e se motiva para um projecto comum. A não ser… a não ser que exista algum herói, algum exemplo, alguém extraordinário a seguir! Nós precisamos de heróis como de pão para a boca. Precisamos de pessoas que apareçam nos media, nos façam reagir desta triste apatia e nos mobilizem.
O grave problema do nosso tempo é a falta de heróis positivos. Onde andam os descendentes de todos aqueles que nos guiaram em alguma época? Digo isto porque nós só vamos lá (onde?) guiados…Na classe política, não vejo nem sequer ao longe ninguém indicado. Temos sempre o futebol, mas aí só o FCP se candidata e dificilmente obtém consenso nacional.
Então, na falta de heróis pela positiva, começaram a surgir os heróis pela negativa. Só assim eu consigo entender as manifestações de apoio e desagravo a pessoas como Vale e Azevedo, Fátima Felgueiras, Valentim Loureiro, Carlos Cruz e outros acusados no processo Casa Pia. Só assim eu entendo que as pessoas esperem à porta desta gente para os abraçar e mostrar a sua solidariedade às esposas e aos filhinhos(as) chorosos.
Só assim posso perceber aquele arraial dos media ontem à noite e o facto de, hoje de manhã bem cedinho, estarem todos prantados em frente da casa de Carlos Cruz, à espera de, como dizia o repórter da SIC Notícias, “terem a sorte dos colegas do Norte quando o major Valentim Loureiro veio em pijama cumprimentar os jornalistas”. Já nem quero lembrar aquela vergonhosa recepção a Paulo Pedroso na Assembleia da República…
O fenómeno é apartidário, começa a ser nacional, no sentido de que não se limita aos caciques locais, e, digo eu, é preocupante. Se a justiça os considerar culpados, o que vai acontecer? Será que os que os consideram heróis perseguidos vão crucificá-los logo a seguir? E se a justiça os inocentar? Será que vão crucificar as vítimas? Isto de ser herói pela negativa, tem que se lhe diga!
publicado por lique às 17:58
link do post | favorito
De Anónimo a 6 de Maio de 2004 às 14:46
Gostei do texto, mas prefiro ficar calado... este tema é a minha real area de trabalho.analfabeto
(http://analfabetosexual.blogs.sapo.pt)
(mailto:pp@sapo.pt)
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

sobre mim

pesquisar

 

outras palavras minhas

palavras recentes

Passeando na blogoesfera....

O Beijo

Reinvenção do mundo

de impossibilidades

Fixação

Ritual do silêncio

Poema à mãe

Azul, azul...

Ecos de Abril...

Desencanto

palavras guardadas

Dezembro 2007

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Agosto 2004

Julho 2004

Junho 2004

Maio 2004

Abril 2004

Março 2004

blogs SAPO

subscrever feeds